Companheiro José, camponês exemplar

Escrito por LCP de Rondônia e Amazônia Ocidental
Publicado em 21/11/2014
Categoria: Notícias
Tio Zé, sua irmã, filha e esposa - área Raio do SolTio Zé, sua irmã, filha e esposa - área Raio do SolÀs 8 horas da noite do dia 19 de novembro, em Belo Horizonte, o companheiro José Messias perdeu a batalha contra um câncer descoberto tardiamente. Mais conhecido entre nós por tio Zé, ele viveu 49 anos de trabalho duro, vida simples, luta firme e alegria de viver entre os seus.

Nasceu numa família camponesa no interior de Minas Gerais. Sem terra, mudou-se para Belo Horizonte, onde trabalhou como pedreiro, mas sem perder o desejo de ter um pedaço de terra. Sua irmã e cunhado estiveram na batalha de Santa Elina e conquistaram um lote em Palmares, Theobroma. Seguindo o mesmo caminho, tio Zé e a esposa Cláudia mudaram-se com as filhas para Rondônia, em busca de realizar seu sonho.

Tio Zé (a direita) participa dos trabalhos coletivos para construção do barracão da Assembleia do Raio do Sol - 2009Tio Zé (a direita) participa dos trabalhos coletivos para construção do barracão da Assembleia do Raio do Sol - 2009Viveram no lote da irmã por um tempo, quando souberam de uma nova tomada de terra vizinha. Tio Zé e a esposa Cláudia foram um dos pioneiros do acampamento Raio do Sol, que é exemplo de resistência e produção. Sua família sempre participou ativamente das reuniões, assembleias, manifestações, resistências a despejos, construções coletivas e atividades recreativas. Ajudaram na importante luta por unir com as 2 áreas vizinhas: Canaã e Renato Nathan 2.

Tio Zé ampliou a família em Rondônia, as filhas Sandra e Cátia casaram-se e deram-lhe dois genros e dois netos.

Em outubro, o companheiro foi para Belo Horizonte buscar tratamento médico junto ao Socorro Popular, mas infelizmente, pouco podia ser feito. Em seus últimos dias de vida, ele pode reencontrar seus pais, que não via há 16 anos, além de vários parentes e amigos conterrâneos.

O trabalho, as palavras, a solidariedade, a alegria de tio Zé são exemplo para nós. Ele permanecerá sempre vivo nos corações e memórias de seus familiares, amigos e companheiros.

Companheiro José, presente na luta!

LCP – Liga dos Camponeses Pobres de Rondônia e Amazônia Ocidental

Jaru, 21 de novembro de 2014
   
     
   
» Todo o conteúdo pode ser copiado e reproduzido desde que citada a fonte «